Thursday, October 8, 2015

MSC Matt e a Make Me Real Custom

0

 Oi, povos, beleza?

 Eu sei que muitos já devem ter ouvido falar ou lido a respeito do problema que algumas customizadoras estão tendo com o MSC Matt (o selante que usamos pra proteger a faceup). Há alguns casos de Pullips e BJDs no Flickr que mostram dolls com a faceup rachada e craquelada por conta do MSC Matt (o MSC era Flatt, mas a empresa mudou a fórmula há uns anos e a nova fórmula passou a ser chamada Matt).





 Não se sabe exatamente o houve para que o Matt causasse esse efeito em alguns dolls, mas muitos clientes estão preocupados e logicamente nós customizadores também. Até porque a empresa não tem planos de voltar com o MSC Flatt e outros selantes ainda são muito complexos de usar (alguns requerem misturas+uso de aerografo o que aumentaria os gastos e seria repassado pro cliente por causa da manutenção do aerografo+conta de luz, né?). Ou seja, o MSC ainda seria o mais prático e de resultado satisfatório mais conhecido entre todos.

 Lendo a respeito em várias fontes percebemos, como postado acima, que a fórmula mudou tem alguns anos, mas esse craquelado nas faceups só foi percebido esse ano pelas customizadoras, o que nos leva a pensar em fatores que influenciaram o resultado como: clima+lote ruim de MSC (tendo em vista que depois de alguns anos só agora se viu tal resultado). Ainda temos exemplos de customizadores (e nisso incluímos a Anna G. aqui no Make Me Real) que usa o Matt há um tempo e nunca teve qualquer problema.

 Eu, Fran, comprei umas latas do Matt no ano passado, antes dessas notícias correrem pelo Flickr e estou com elas aqui em minha mão. Não posso simplesmente me desfazer dessas latas por motivos de custo+meus dolls em que usei o Matt não deram problema+não posso jogar dinheiro fora nem ficar sem material para trabalhar. Então, depois de ler uma nota de uma dona que tinha uma Pullip craquelada e que conseguiu resolver o problema eu resolvi mudar um pouco o modo como selo para tentar  garantir que não haja qualquer má reação:

 Vou usar o Matt nas primeiras seladas de proteção e de selagem de tinta e o Flatt UV (que tenho aqui) para selagem de pastel + selagem final. O motivo disso é: no texto que li dessa dona de Pullip uns amigos químicos dela explicaram que o craquelado pode ter ocorrido por causa do plástico da boneca, que se expande e comprime de acordo com o clima e o MSC não 'acompanhou' essa 'elásticidade do material'. Então esse amigos dela usaram camadas de MSC Flat UV para tentar cobrir as rachaduras da faceup e no caso dela deu super certo. 




 Pensando nisso adotarei as medidas mencionadas acima e gostaria que os clientes da MMR Custom soubessem de antemão os nossos métodos para que tenham isso em mente quando nos enviarem suas custom, ok?

 Não sabemos se a empresa vai continuar fabricando o Flat UV Cut, alguns dizem que não, mas no momento estamos trabalhando com as latas que temos e quando estiverem no fim, tentaremos testar outros tipos de selantes.


 Beijinhos a todos e obrigada por lerem até aqui e por optarem por enviar seus pequenos para a MMR Custom! ^^/


 Fran Briggs


0 comments:

Post a Comment